Conheça o SAT

            ↺ Voltar

blog

Tá pensando em estudar fora? Então se liga que esse post é pra você! Hoje, vamos explicar um pouco sobre o SAT, sigla que remete ao Scholastic Aptitude Test (Teste de Aptidão Escolar), um dos exames mais comuns dos EUA, utilizado pelas maiores universidades do país em seus processos de admissão para graduação.

O SAT é uma prova parecida com o nosso Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tendo aplicabilidade nacional e funcionando como um exame unificado aceito na maioria das instituições de ensino superior. A versão “gringa” do ENEM, contudo, consiste apenas em parte dos processos de admissão, que contemplam também históricos escolares, créditos e certificados, entrevistas, cartas de recomendação de professores e etc.

A prova é administrada pelo College Board e também pode ser chamada de SAT Reasoning ou SAT-I. Seu objetivo principal é avaliar os conhecimentos e habilidades de raciocínio crítico dos alunos por meio dos conhecimentos de três grandes áreas: Math (Matemática), Critical Reading (Linguagem e Interpretação de textos) e Writing (Escrita).

Cada seção da prova tem uma pontuação máxima de 800 pontos, totalizando uma nota máxima de 2.400. O tempo total do teste, incluindo a Redação, é de 3 horas e 50 minutos. As notas finais podem variar entre 600 e 2.400 pontos. As questões são distribuídas entre os níveis fácil, médio e difícil. Entretanto, diferentemente do ENEM, todas as questões possuem o mesmo peso na pontuação.

Além da versão standart da prova, existe também o SAT Subject Test, chamado “SAT II”, que avalia o seu conhecimento em áreas específicas em provas de uma hora de duração. São os únicos testes em que o estudante pode escolher as matérias de maior interesse e nas quais pode demonstrar suas habilidades específicas. Trata-se de um exame complementar que pode ajudar o candidato a mostrar suas aptidões específicas. O SAT II é aplicado para 20 áreas diferentes.

O SAT também é aplicado em países estrangeiros como o Brasil, e você pode realizar o exame nos locais designados pelo College Board mediante cadastro e pagamento das taxas estipuladas. Todas as informações encontram-se no site da instituição.

Para levar a melhor no SAT e ter a chance de estudar em uma grande universidade norte-americana, invista no seu inglês! Procure a unidade Park mais próxima de você e faça já sua matrícula 😉