Happy Thanksgiving!

            ↺ Voltar

16

Se você acompanha alguma série americana, já deve ter se deparado com algum episódio especial de Thanksgiving, onde famílias e grupos de amigos se reúnem para uma comemoração que geralmente envolve agradecimentos e alguns pratos típicos da data.

O Thanksgiving Day – ou Dia de Ação de Graças, em português – é um dos principais feriados norte-americanos. Trata-se de uma data especial dedicada à gratidão a Deus, orações e festejos familiares. A origem da comemoração está ligada aos primeiros anos de colonização dos Estados Unidos. Pelo que se sabe, moradores da região da Nova Inglaterra instituíram a festa em agradecimento aos bons resultados das colheitas depois de anos de safras frustradas.

Além dos agradecimentos, o feriado é marcado pela união entre os povos, já que, no primeiro Thanksgiving de que se têm notícias, os moradores da cidade de Plymouth teriam convidado os nativos para o banquete de agradecimento – uma farta ceia ao ar livre para a qual foram sacrificados centenas de perus e patos, pratos típicos da comemoração ainda nos dias de hoje!

O Dia de Ação de Graças só foi declarado feriado nacional em 1939, pelo presidente Franklin Roosevelt, que instituiu a comemoração oficial da data na terceira semana de Novembro – visando, é claro, as potencialidades comerciais que uma data tão importante quanto esta oferece. Atualmente, Thanksgiving Day é marcado pelas reuniões familiares, desfiles e ações beneficentes.

A data não é comemorada por aqui, mas vale a reflexão sobre o espírito do Thanksgiving e os valores de gratidão e união! Happy Thanksgiving!