Marketing digital: a estrela do seu negócio

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Marketing-Digital

Salve, empreendedores. No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre uma ferramenta que tem potencializado, a cada dia, sua importância no mercado: o marketing digital.

Há pouco tempo, o marketing digital não passava de um combinado de medidas tomadas com o objetivo de aumentar as vendas. Hoje, ele já ocupa um status de protagonismo no mercado e tornou-se peça-chave no relacionamento entre empresas e seus públicos.

Nesse meio tempo, a internet e o ambiente digital também evoluíram e, com isso, o marketing precisou se reinventar, passando a abraçar bem mais do que números e vendas: ele modificou processos de construção de marcas, ressignificou posicionamentos de mercado, estabeleceu pontes entre empresas e públicos – e ainda pode fazer muito mais!

Percebeu que o marketing digital é uma ferramenta indispensável para quem não quer ficar para trás, né? É praticamente impossível negar o protagonismo do ambiente digital no dia a dia do mercado consumidor. O poder da web já é conhecido e utilizado por boa parte das empresas, que têm investido em comunicação específica para as redes sociais e direcionado um capital relativamente alto para marcar presença no ciberespaço.

Nesse contexto, é válido ressaltar que este “ramo” do marketing se encontra cada vez mais competitivo e saturado. Sendo a web um ambiente fluido e mutável, suas tendências variam em curtos intervalos de tempo, o que torna incrivelmente difícil fazer com que conteúdos se destaquem. Por isso, é fundamental tomar decisões estratégicas sobre sua audiência, seu conteúdo e suas plataformas.

4 tendências no marketing digital para 2019

Como já falamos muito sobre a importância do marketing digital nas empresas, é preciso saber que novas tecnologias afetam diretamente a dinâmica das organizações. A cada evolução tecnológica e com as constantes mudanças no comportamento de consumo, as estratégias para convencer e vender precisam ser atualizadas. Pensando nisso, listamos as principais tendências de estratégias digitais para 2019:

Chatbots

O crescimento global do mercado de chatbots deverá ter taxas anuais de 24% até 2025, segundo relatório da Grand View Research. A empresa estima que o mercado global de chatbots será de US$ 1,23 bilhão em 2025. Os chatbots já estão presentes em diversas páginas no Facebook e em sites de algumas empresas. Eles são capazes de fazer um orçamento sozinhos, de manter contato próximo com o cliente, vender produtos e serviços, além de aliviar a carga interna de atendimento nas empresas.

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Lives

As lives ou transmissões ao vivo são vídeos que podem ser realizados através de redes sociais. Segundo pesquisa realizada pela empresa Livestream, em conjunto com a New York Magazine, 73% dos negócios B2B que já utilizaram lives tiveram um ROI (return on investment) positivo. Além disso, 97% das empresas sinalizaram que houve um aumento no interesse por seus produtos e serviços.

Marketing de Influência

Segundo pesquisa realizada pela Linqia, 86% dos profissionais de marketing utilizaram a estratégia de marketing de influência em 2017. Entre os entrevistados, 92% sinalizou que acredita que o marketing com influenciadores digitais é eficiente.

Essa estratégia consiste em fazer parcerias com personalidades influentes no meio digital, para que, por meio de seus perfis nas redes sociais, recomendem produtos e serviços. É possível realizar essa estratégia não só com pessoas famosas, mas também com microinfluenciadores, que são influenciadores com uma menor quantidade de seguidores, porém com relevância em um nicho de mercado específico.

Business Intelligence e Big Data

A inteligência de negócios ou business intelligence, no marketing digital, são processos, técnicas e ferramentas que auxiliam na visibilidade das estratégias e de seus indicadores de performance (KPIs).

Na área de BI, um recurso bastante utilizado são os dashboards, painéis que ajudam a ter visibilidade em tempo real das estratégias em andamento. Já o big data é a possibilidade de mapear e consultar um volume enorme de dados e extrair informações através, por exemplo, de ferramentas de consulta por palavras-chave. Ao aliar inteligência de negócios com big data, é possível tomar decisões melhores e potencializar a geração de leads para um negócio.

Mudança de mindset

É aí que você, empreendedor, precisa se questionar: minha empresa está realmente preparada para o marketing digital? A partir dessa pergunta, você deve se preparar para uma mudança de mindset e virar a chave do seu negócio para abrir as portas que levarão ao sucesso, usando a transformação digital a seu favor.

Pois bem, a gente sabe que gerir um negócio e se preocupar com tudo isso é complicado e muito trabalhoso. Pensando nisso, a Park Idiomas desenvolveu todo um suporte de Comunicação e Marketing para nossos franqueados e microfranqueados – ou seja, uma preocupação a menos para você ter foco total no core business da sua empresa. Junte-se ao time Park e conheça as vantagens do nosso exclusivo Sistema de Assistência ao Franqueado.