Outubro Rosa: conscientização e autoexame

            ↺ Voltar

14.08

O movimento “Outubro Rosa” nasceu na década de 90 com o intuito principal de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A origem do movimento está ligada à realização da primeira Corrida pela Cura, realizada anualmente na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Hoje, a campanha tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além disso, as campanhas desenvolvidas durante o mês de outubro trazem como objetivos o compartilhamento informações sobre o câncer de mama, a promoção da conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) é adepto do movimento desde 2010, quando promove eventos, debates e apresentações sobre o câncer de mama – bem como materiais educativos e de conscientização para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença. Outros pontos importantes da campanha do Outubro Rosa são o incentivo da realização do autoexame e a desmistificação de conceitos em relação à doença.

Fique ligada em alguns ensinamentos do Outubro Rosa que você deve levar para a vida! Primeiramente, conheça suas mamas! Só assim você estará sempre atenta às alterações suspeitas. E, se você tem entre 50 a 69 anos, lembre-se que é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos.

E vale lembrar, também que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamogafia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. Em outubro, cuide-se e vista rosa!