Por que o inglês é a língua do mundo?

            ↺ Voltar

7B156461-AFD9-4093-A402-47A66C81A848

Somos suspeitos para falar da importância do inglês no mundo contemporâneo. Já falamos por aqui sobre o papel de destaque do idioma no mercado de trabalho e sua predominância em diversos países ao redor dos cinco continentes. Mas, você sabe como a língua inglesa alcançou este patamar de alta importância em nossa sociedade?

A língua inglesa passou por muitas transformações até os dias de hoje. Suas raízes estão fincadas nos antigos reinos anglo-saxônicos, e ela faz parte de uma família linguística denominada germânica ocidental – que também compreende idiomas como o alemão e o holandês. Durante a era de formação dos grandes Estados europeus, o chamado “Inglês Antigo” recebeu influências do francês. O “Inglês Moderno”, mais próximo daquele que conhecemos atualmente, se concretizou apenas entre o final do século XIV e o início do XV, com o estabelecimento da Inglaterra como uma das maiores potências europeias e o início da Era dos Descobrimentos.

Com o crescente interesse da Inglaterra e dos demais países europeus em expandir seus territórios e aumentar a captação de riquezas, a sociedade britânica – e, consequentemente, seu idioma – teve contato com diferentes povos ao redor do mundo. Devido ao grande número de colônias e territórios adquiridos pela Inglaterra, o inglês se espalhou por um variado número de nações e passou a ser falado desde a Oceania até a América do Norte (sendo esta a principal área de influência inglesa).

Após a Segunda Guerra Mundial, com a fundação da Organização das Nações Unidas e a definição dos Estados Unidos como potência bélica e econômica, o inglês ganhou ainda mais força e, atualmente, é a principal língua em todo o mundo das relações internacionais, além de ser uma das línguas oficiais da ONU. Outras organizações de grande peso como o Comitê Olímpico Internacional e a União Europeia utilizam a língua inglesa como idioma oficial.

O inglês é um idioma com uma imensa bagagem histórica e cultural, e a fluência na língua te permite experimentar toda esta bagagem e aumentar a sua! Seja um aluno Park e descubra tudo o que este histórico idioma pode te oferecer!