Rotas do vinho

            ↺ Voltar

Ah, o vinho! Essa bebida milenar que tem feito parte das grandes civilizações da História da humanidade, como a greco-romana. Acredite se quiser: historiadores afirmam que nosso “queridinho” possui uma longa história, que remonta pelo menos a aproximadamente 6000 a. C. Hoje, o vinho é uma das bebidas alcoólicas mais diversificadas e populares do mercado.

Por isso, preparamos um roteiro especial para os viajantes apaixonados por vinho! Confira:

1)     Chile

O país é um dos maiores produtores de vinho do mundo, e conta com inúmeras vinícolas espalhadas pelo seu território. Nos arredores de Santiago já existem vinícolas mais populares que contam com tours mais acessíveis. Se você estiver com mais tempo, vale dar uma esticadinha para conhecer o Valle de Colchagua, onde são produzidos os vinhos mais finos do Chile.

2)      Argentina

Outra potência de vinhos latino-americana, a região argentina de Mendoza fica localizada no meio da Cordilheira dos Andes e é responsável pela produção de 70% dos vinhos argentinos. A região conta com mais de mil adegas, entre elas a Terrazas de los Andes e a fábrica Chandon. Lá, você pode degustar bons rótulos e participar de visitas guiadas aos vinhedos, percorrendo os chamados “Caminhos do Vinho”.

3)     Brasil

Achou que não íamos puxar sardinha para os nossos vinhos? A gente não podia deixar de destacar a Serra Gaúcha, que compreende o famoso Vale dos Vinhedos. Lá, você pode conhecer vinícolas, participar de cursos de sommelier e conhecer estruturas do período da colonização.

4)     Estados Unidos

A Califórnia não é apenas o estado do calor e das belas praias. O estado também compreende o famoso Vale do Napa, região que agrega cerca de 150 vinícolas que cultivam mais de cem tipos de uva, como a cabernet sauvignon, chardonnay, merlot e pinot noir. Anote aí algumas paradas obrigatórias para o seu roteiro: as cidades de American Canyon, Calistoga, Santa Helena, City of Napa e Yountville.

5)     África do Sul

A Rota do Vinho da África do Sul conta com mais de 200 produtores e possui uma excelente localização – apenas cerca de 50 quilômetros da Cidade do Cabo! A região da cidade de Stellenbosch possui um clima bastante favorável ao plantio de uvas, com forte calor de dia e baixas temperaturas à noite. As vinícolas Villiera, Neethlingshof e Hartenberg oferecem tours para os turistas interessados em conhecerem mais à fundo os processos de fabricação e cultivo envolvidos na produção do vinho.

Com essas super dicas da Park Idiomas, não tem erro! Dá para aproveitar e conhecer muito mais da produção dos melhores vinhos do mundo. A gente aposta que, com esse super roteiro, você vai se tornar um sommelier dos bons! Só não vale passar vergonha com o idioma, hein? Seja um aluno Park e dê um boost na sua segunda língua antes de partir para a sua Rota do Vinho!