Em quais segmentos de franquia investir em 2019?

            ↺ Voltar

Segmento-de-franquias

Você tem o sonho de começar 2019 tocando um negócio lucrativo? A nossa dica é iniciar o planejamento e começar a se preparar desde agora. A ideia é realizar o desejo de ter o próprio negócio, diminuindo ao máximo os riscos do barco afundar.

Segundo especialistas do mercado de franquias, o período médio de negociações com a franqueadora até a inauguração efetiva da unidade franqueada é de 4 a 5 meses. Durante esse tempo, você, investidor, passará pelo intervalo de entendimento e absorção da ideia do negócio por completo.

É nesse momento que você realizará treinamentos, conhecerá a fundo a marca na qual vai investir, seus diretores, suas histórias e trajetória e, inclusive, poderá trabalhar em outras unidades para absorver as informações necessárias que darão sustentação à sua própria franquia.

Mas, antes de tudo isso, você deverá estudar e conhecer as redes de franquias que podem ser compatíveis com o seu perfil empreendedor. Por exemplo, se é um professor de inglês, ou acabou de voltar de um período morando na França, abrir uma escola de idiomas pode ser uma escolha acertada, já que você tem conhecimento de uma nova cultura, domínio de outras línguas e a percepção da necessidade de, hoje, se ter um segundo idioma.

Ou, ainda, você pode ser apaixonado por culinária e sempre quis abrir um restaurante. Nesse caso, indicamos as franquias de alimentação. E assim funciona com outros segmentos, como hotelaria, moda, serviços, tecnologia, saúde ou entretenimento. Em todos eles existem franquias que são tendências para 2019.

Separamos detalhes e dados que vão te ajudar a escolher qual o melhor caminho seguir e investir no segmento certo de franquia.

Alimentação

O segmento de alimentação tem demonstrado inovações e tendências bastante pertinentes. Uma delas são as franquias em quiosque. Esse formato de negócio tem ajudado os investidores que não têm todo o capital necessário para abrir uma loja completa. Muito por isso, o segmento faturou mais de R$ 11 bilhões em 2018, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Os quiosques são de fácil administração, comparados com uma loja convencional, e costumam gerar bons retornos financeiros. O payback em quiosques também costuma ser mais rápido que nos demais formatos, já que o aporte na operação é menor. Em 2014, de acordo com a ABF, as franquias em quiosques movimentaram mais de R$ 2,6 bilhões. Agora, quatro anos depois, o número pode ultrapassar a faixa dos R$ 6 bilhões.

Outra tendência desse segmento são as redes de alimentação saudável e orgânicos. Segundo a agência de pesquisa Euromonitor, o mercado movimenta US$ 35 bilhões por ano no Brasil, que é o quarto maior mercado do mundo. Para 28% dos brasileiros, consumir alimentos nutricionalmente ricos é muito importante. E 22% da população opta por comprar alimentos naturais e sem conservantes.

Educação e tecnologia

Não é segredo para ninguém que a educação no Brasil poderia ser muito melhor do que é. Por isso, algumas franquias do segmento surgem frequentemente para tentar mudar esse cenário com programas de ensinos modernos e ajudar crianças, jovens, adultos e idosos a melhorar seus índices nos estudos e até o desenvolvimento pessoal.

Nos últimos dez anos, as escolas têm investido em tecnologias que ajudam em todo esse processo. Inteligência artificial, realidade aumentada, equipamentos modernos e outros métodos estão sendo implementados por novas e antigas franquias, que obtêm sucesso com as metodologias. E a previsão é que esse cenário possa passar por um boom ainda maior nos próximos anos.

Quanto aos números do setor, falamos em nosso blog sobre o crescimento do mercado de franquias em 2019  e como as franquias de educação tiveram um ótimo desempenho no último trimestre de 2018: um faturamento de R$ 3,071 bilhões, maior que em 2017, quando o segmento faturou R$ 2,969 bilhões.

O maravilhoso mundo das escolas de idiomas

O segmento das escolas de idiomas é um dos mais tradicionais dentro do setor de franquias e representa cerca de 6% do faturamento geral do mercado. As escolas de idiomas também apresentaram uma taxa de crescimento positivo no mercado de franquias nos últimos dois anos, com um faturamento geral do setor na casa dos R$ 10,839 bilhões, conforme levantamento da ABF divulgado em março de 2018, e a tendência se mantém positiva para 2019.

A Park Idiomas está dentro desse cenário e ainda conta com inúmeros diferenciais:

  • know-how de 20 anos de mercado;
  • método inovador aprovado por 98% dos alunos;
  • lucratividade de 40%;
  • fluência em até 140 horas;
  • treinamento em diversas áreas;
  • baixo investimento.

Lembra quando falamos lá em cima sobre diminuir os riscos para o barco não virar? Então, chegou a hora de conhecer mais sobre a Park Idiomas e seu modelo de franquias. Acesse e venha ser um franqueado.