5 artistas latinos que fizeram sucesso internacional

      ↺ Voltar

16.08-BLOG

A América Latina é reconhecida internacionalmente pela sua diversidade cultural e étnica. Graças à interação entre diferentes povos, a região possui uma carga cultural muito rica, o que faz dela uma referência mundial nas Artes. Para você conhecer um pouco mais da importância da América Latina no meio artístico internacional, separamos 5 artistas latinos de sucesso.

  • Carlinhos Brown (Brasil)

É claro que a gente ia começar a lista com um brasileiro, né? Carlinhos Brown além de cantor e compositor, é percussionista, arranjador e produtor. Ele já colaborou com grandes nomes da música brasileira, entre eles Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa, Djavan e Cássia Eller. Além disso, Carlinhos é um queridinho das premiações internacionais: já concorreu mais de 10 vezes ao Grammy Latino, tendo ganhando em 2003 pelo disco “Tribalistas” e em 2004 pelo disco “Carlinhos Brown é Carlito Marrón”. Ele também concorreu, em 2012, ao Oscar de Melhor Canção Original pela música “Real in Rio”, do filme “Rio”. Tem moral, né?

  • Guillermo del Toro (México)

Del Toro é cineasta, roteirista e produtor e tem um currículo de dar inveja em muita figura hollywoodiana. Ele é conhecido pelos premiados filmes O Labirinto do Fauno e A Forma D’Água – pelo qual venceu os prêmios de “Melhor Diretor” e “Melhor Filme” no Oscar de 2018. O mexicano é conhecido por transitar entre os gêneros de horror e fantasia e os filmes mais “mainstream” de Hollywood. A principal característica de seus trabalhos é a proximidade com os contos de fada e o horror, que é ressaltada por uma estética que relaciona a poesia com o grotesco. Del Toro também ressalta sua fascinação por monstros, criaturas consideradas por ele como símbolos de um grande poder.

  • Shakira (Colômbia)

Essa é latina com orgulho! Shakira é uma cantora, compositora, dançarina e instrumentista colombiana. Além de seus dotes musicais, ela também atua como empresária, atriz e modelo. A gata também realiza ações de filantropia ao redor do mundo e é embaixadora da Boa Vontade da UNICEF colombiana. Por seus trabalhos artísticos, Shakira recebeu inúmeros prêmios, entre eles cinco VMAs, três Grammys e 13 Grammys latinos. Ela até foi indicada ao Globo de Ouro pela canção original “Despedida”. Vendeu mais de 125 milhões de discos e singles em todo o mundo e é considerada a cantora sul-americana mais vendida de todos os tempos.

  • Salma Hayek (México)

Salma Hayek é atriz, produtora e ex-modelo. Começou sua carreira nas tradicionais telenovelas mexicanas. Em 1991, mudou-se para os Estados Unidos e ganhou destaque em Hollywood com papeis em filmes como A Balada do Pistoleiro, Um Drink no Inferno, Dogma e As loucas aventuras de James West. O divisor de águas de sua carreira, contudo, foi seu protagonismo em Frida (2002), pelo qual recebeu indicações de Melhor Atriz nos prêmios do Oscar, BAFTA, Screen Actors Guild Award e Globo de Ouro. Salma foi premiada com dois Emmys por seus trabalhos de direção e atuação na TV norte-americana.

  • Frida Kahlo (México)

Um dos maiores ícones femininos atuais, Frida Kahlo foi uma artista mexicana que pinava retratos, autorretratos e trabalhos inspirados na natureza e artefatos típicos de seu país. Influenciada pela cultura popular do México, ela adotava um estilo de arte naïf e folk para explorar questões de identidade, pós-colonialismo, gênero, classe e raça na sociedade mexicana. Não raramente, seu trabalho apresentava fortes elementos autobiográficos e mesclavam realismo e fantasia. Frida participou do movimento pós-revolucionário de seu país, responsável por definir uma identidade do México.

E aí, curtiu conhecer um pouco do currículo desses artistas? Então aproveita e venha para a Park Idiomas. Aqui, você aprende o espanhol – a língua mais falada da América Latina – em até 140 horas/aula. O próximo artista latino de sucesso pode ser você! 😉