COVID-19 e a importância do resgate dos valores

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Nesse momento, todas as empresas estão em busca de caminhos para satisfazer clientes de forma mais eficaz e adaptada às novas necessidades. As organizações estão em uma busca frenética por reter clientes e, ao mesmo tempo, estão inovando para usufruir de algumas oportunidades de expansão dos negócios. 

Como já comentado em artigos anteriores, temos que ficar ainda mais atentos à missão e, para cumpri-la bem, e fundamental resgatar a consciência dos valores organizacionais. 

Os valores organizacionais representam os limites comportamentais que ajudam a garantir a entrega prometida na missão.

Para que entendamos a importância dos valores nesse processo, precisamos entender, antes de qualquer coisa, o que os dizeres de uma missão organizacional representam porque os valores são os alicerces que garantem a boa execução da missão.

A missão organizacional deixa claro para a equipe os benefícios que o cliente recebe quando a missão é bem executada. Então, ela evidencia o que o cliente de fato está comprando e deve receber.

Como dito nos outros artigos da série, a missão é forte e oferta alto valor à um cliente quando ela evidencia uma VERDADE que vale OURO. Nesses casos, existe singularidade no processo. A empresa oferta algo único que nenhum outro concorrente consegue oferecer naquele mercado. É assim que surge um “oceano azul” para se navegar. Essa diferenciação reserva um mercado exclusivo para a empresa e, assim, a empresa tem a oportunidade de aumentar a sua margem de lucro quando se entrega com precisão o que é prometido na missão. Dessa forma, temos mais valor e maior potencial de perenidade para a marca.

FAÇAMOS JUNTOS UMA ANÁLISE NA MISSÃO DA REDE PARK IDIOMAS PARA COM O ALUNO

MISSÃO DA REDE PARK IDIOMAS

“Através de um método de ensino altamente eficaz, contribuir para o desenvolvimento de pessoas e organizações, capacitando-as com excelência em idiomas, para que usufruam dos benefícios de um mundo sem fronteiras”

“Através de um método altamente eficaz,”

Aqui, você encontra a singularidade. Um método de ensino que, se bem aplicado, possibilita uma entrega que nenhum outro consegue e, ao mesmo tempo, minimiza o esforço do aluno ao aprender.

“…Contribuir para o desenvolvimento de pessoas e organizações…”

“Aqui, fica claro que consultores comerciais devem evidenciar a alternativa de produto e serviço da Rede Park para pessoas físicas e pessoas jurídicas que buscam desenvolver seus colaboradores”

“…capacitando-as com excelência em idiomas…”
Algo muito especial aqui. A expectativa é que professores qualificados e bem treinados da rede Park Idiomas entreguem excelência na forma de servir. EXCELÊNCIA não tem preço. Só se encontra no coração de pessoas vocacionadas. Recrutar e treinar pessoas certas é fundamental.”

“…, para que usufruam dos benefícios de um mundo sem fronteiras”.
Só o inglês fluente permite que se usufrua de todos os benefícios de um mundo sem fronteiras. Com fluência em idiomas, se constrói uma vida mais próspera em todos os aspectos: social, profissional, financeiro e inclusive no âmbito da saúde, haja vista o acesso à uma boa saúde com sucesso financeiro e o volume de informações que se consegue no mundo com fluência”.

Veja que nessas explanações acima encontra-se todos os argumentos necessários para o convencimento de um cliente no intuito de transformá-lo em um aluno.

É importante lembrar que para cumprir a missão, antes de qualquer coisa, temos que ter o aluno. Veja, então, que a missão envolve todo o time que deve “evangelizar clientes de idiomas”. Isso significa que a missão inicia-se na busca por clientes e termina somente quando ele se encontra fluente. A equipe precisa abraçar a missão, o que significa que todos os profissionais de marketing, de vendas, pedagógicos, administrativo e financeiro, serviços gerais, enfim, toda a equipe deve entender e ser implacável com o cumprimento da missão.

Agora que sabemos como cada membro pode contribuir com a missão, podemos partir para o entendimento da importância dos valores. As seguintes perguntas precisam ser respondidas:

1. Quem são as pessoas mais adequadas para cumprir a missão? 

2. Quais os limites comportamentais que devem guia-las para que obtenham êxito?

A resposta para tudo isso se encontra nos Valores Compartilhados da organização. Os valores indicam comportamentos adequados que facilitam o cumprimento da missão.

Na Park Idiomas, temos 6 valores:

  1. Inovação;
  2. Empreendedorismo;
  3. Alegria;
  4. Prestatividade;
  5. Disciplina;
  6. Lealdade 

Sobre inovação, podemos dizer que uma pessoa inovadora quebra paradigmas com facilidade e está aberta à mudanças. Isso significa que ela consegue se adaptar à uma nova realidade com facilidade. A introdução de novos conceitos e novos produtos pode ser feita com muito mais facilidade e, assim, a empresa está sempre preparada para continuar atuando em um mundo que vive em mutação.

empreendedorismo é o motor da ação transformadora e é característica comum àqueles que assumem a responsabilidade de fazer a qualquer custo em prol do cumprimento da missão.

alegria e a prestatividade são valores que fundamentam o ato de servir. Com esses valores, conseguimos promover o ambiente perfeito para a aplicação do método e conseguimos ter a energia para atender a promessa de excelência. Um professor que não está disposto a entregar algo mais, não consegue atingir a excelência.

lealdade é a força interior que conecta as pessoas da organização à responsabilidade de fazer com que tudo isso ocorra simultaneamente. Eis que existe uma consciência sobre como esse “todo” circunda a missão.

disciplina é característica comum em todos os vencedores de campeonatos. Ganhar jogos não é motivo de orgulho. Em contrapartida, ganhar campeonatos faz a diferença. Todos nós conseguimos fazer algo bem feito pelo menos uma vez na vida, mas isso não transforma nossas vidas. A transformação de vida é fruto de uma sequência de vitórias consistentes naquilo que nós nos propomos a fazer.

Pessoas que se preocupam em compartilhar os valores fundamentais da empresa são as chamadas “pessoas certas” pois elas são aquelas que conseguem fazer as coisas acontecerem sempre, mesmo em momentos críticos como os atuais.

Eduardo Pacheco

President CEO & Co-Founder Obvia Education Technologies
Co-Founder Park Idiomas Franchising 
Co-Founder & Co-President Park Education Group