7 dicas para investir em franquias

      ↺ Voltar

Dicas para investir em franquiasSempre falamos aqui no #BlogDaPark sobre empreendedorismo e como o franchising tem se posicionado como uma saída lucrativa para aqueles que têm interesse em abrir sua própria empresa. Não tem como negar que empreender usando um modelo de negócio já testado e aprovado é uma boa pedida para quem está pensando em seguir novos rumos e investir em franquias em 2019.

Mais que isso: contar com suporte, treinamento e know-how de quem já está no mercado há anos não é nada mau, não é mesmo? Por isso, investir em franquias está em franca ascensão mesmo com a economia do Brasil ainda retraída.

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), as franquias de educação são as que mais crescem no país, com as escolas de idiomas decolando e crescendo 200%, mesmo em meio à crise. Em 2017, de acordo com a ABF, o segmento registrou um faturamento de R$ 10,8 bilhões, resultando em um avanço de 5,6%, se comparado ao ano anterior.

Pensando nisso, separamos 7 dicas para você deixar as preocupações de lado e investir em uma franquia para chamar de sua.

1. Pesquise e entenda para investir em franquias

O franchising é uma das áreas mais vastas e diversificadas do mercado. O segredo para se dar bem é escolher um setor com o qual você possua afinidades e, então, estudá-lo com profundidade para que você possa compreendê-lo melhor.

2. Consulte as franqueadoras

Depois de escolher seu segmento de atuação, é importante conhecer as opções a fundo. Procure entrar em contato com os representantes das franqueadoras para saber mais sobre sua história, seus modelos de negócios e as condições oferecidas aos franqueados. Assim, você consegue escolher a franquia que mais se aproxima do seu perfil.

Leia mais: Empreendendo em casal

3. Estabeleça um relacionamento com outros franqueados

Por melhor que seja um negócio, ele sempre pode melhorar. Ter um relacionamento amigável com franqueados mais experientes pode ser muito útil nos primeiros passos do seu negócio. Além disso, um bom networking é essencial no mercado de trabalho.

4. Vista a camisa do seu negócio

Dedicar-se ao seu empreendimento e fortalecer a parceria entre você e sua franqueadora é o canal para o sucesso! Por meio de trabalho duro e muito esforço dos dois lados, é possível alcançar seus objetivos e fazer seu negócio decolar.

5. Saiba enfrentar os desafios que certamente surgirão pelo caminho

Geralmente, ninguém fala que empreender pode ser bem mais desgastante que um chefe que cobra muito. Mas, ainda assim, pode ser muito realizador. Ok, você terá trabalho para garantir seu sucesso, mas, se tiver planejado o passo a passo, suas chances de sucesso são grandes.

6. Entenda de gestão administrativa, operacional e financeira

Isso é condição indispensável para a abertura de qualquer empreendimento. Por mais que a rede franqueadora disponibilize suporte de campo, treinamento de equipe e ferramentas de gestão, ainda assim você será o gestor daquela empresa. Portanto, não entre para o mundo dos negócios antes de estar preparado.

Leia mais: Os maiores desafios dos empreendedores.

7. Não se conforme

Com a prosperidade e o lucro, muitos donos de negócio tendem a se acomodar – o primeiro passo para o “mau caminho”. A mentalidade de um empreendedor deve estar sempre à frente, buscando crescimento, novos parceiros, explorando novos nichos e propondo novas medidas.
E aí, já está pensando em procurar uma franquia para investir? Conheça a Park Idiomas e o modelo de negócios que mais cresce no Brasil. Acesse agora e seja um franqueado