Quanto tempo leva para adquirir fluência em inglês?

      ↺ Voltar

Ao iniciar um curso de inglês muitos estudantes desejam alcançar a fluência rapidamente, para que, assim, possam viajar para outros países, beneficiar-se de melhores oportunidades no mercado de trabalho, entre outras vantagens de falar um outro idioma fluentemente. Entretanto, para sair de uma escola de inglês fluente é necessário avaliar o método de ensino antes de optar pela instituição.

O método de ensino adotado pela escola de inglês será determinante no tempo que o aluno levará para adquirir a fluência no idioma, pois ela irá depender, principalmente, do quanto a comunicação oral durante as aulas é incentivada pelo professor e também pelos próprios alunos.

Como o método de ensino ajuda na fluência em inglês?

No setor de ensino de idiomas no Brasil ainda são tradicionais as escolas que adotam um método de ensino que prioriza o aprendizado da gramática no idioma estrangeiro antes de incentivar a fala. Apenas após dominar a escrita e a leitura os estudantes passam a ter aulas nas quais a comunicação oral é adotada a todo momento.

Nesse modelo de ensino, o estudante só irá adquirir fluência em inglês após aprender gramática, escrita e leitura, o que faz com que a fala seja a última etapa do aprendizado e, consequentemente, só seja adquirida após anos de estudo em uma escola de inglês.

Entretanto, devido à alta demanda por um modelo de ensino que atendesse às necessidades dos estudantes interessados em adquirir fluência em menos tempo, foi desenvolvido o Método Park, da pioneira Park Idiomas. Nesse modelo de ensino, o estudante desenvolve a fluência em 140 horas de aula. Isso é possível, pois desde o primeiro dia toda a comunicação realizada em sala de aula é em inglês.

Desde o primeiro momento o aluno é incentivado a conversar em inglês e, dessa forma, adquirir confiança e prática no exercício da comunicação oral em outro idioma. A partir do auxílio e incentivo do professor, é possível identificar as falhas e aprimorar o conhecimento no outro idioma sem cobranças que possam constranger o aluno.

Como conhecer o método de ensino de uma escola de inglês fluente?

Para avaliar se o método de ensino da escola de inglês é aquele que atende às expectativas, o aluno pode solicitar a participação em uma aula teste e verificar como é conduzida a comunicação oral durante os encontros.

Também é fundamental consultar o material didático de apoio para entender melhor como é o processo de aprendizado do método de ensino e, assim, garantir que a fluência será adquirida em menos tempo.

Ao pesquisar por uma escola de inglês fluente pode-se conversar com o coordenador pedagógico, que irá explicar como o método viabiliza o desenvolvimento da fluência, além de ser indicado buscar por avaliações de antigos alunos.