9 fatores a considerar ao investir em uma franquia

      ↺ Voltar

Vale a pena investir em uma franquia?

Essa é uma pergunta que muitos empreendedores fazem antes de aplicar o seu capital em algum empreendimento.

No entanto, para começar nesse segmento é preciso possuir algumas características empreendedoras como: persistência, visão de negócio, envolvimento e dedicação. Nem todas as pessoas estão preparadas para ser um empresário.

Mas aqueles que realmente amam administrar encontram nas franquias a melhor opção de investimento. Isso porque a franquia é uma verdadeira escola para o empresário. Todavia, é preciso tomar alguns cuidados antes de optar por uma determinada empresa.

Pensando nisso, separamos neste artigo 9 fatores a considerar ao investir em uma franquia. Vamos a eles.

1.     Avalie se você se encaixa na cultura do negócio

O primeiro fator que deve ser levado em consideração é se você se encaixa com a cultura do negócio. Existem hoje no mercado diversas opções de franquias, algumas certamente terão mais o seu perfil do que outras.

Assim sendo, avalie se aquele determinado segmento satisfaz os seus anseios. Se você consegue se visualizar trabalhando nisso pelo resto da vida. Ou se você encontra nesse ramo a sua missão.

Identificar-se com o negócio é essencial para que o mesmo sobreviva por muitos anos no mercado. Pois caso contrário, dificilmente você terá a mesma dedicação, o mesmo empenho e a mesma determinação.

2.     Aprenda tudo sobre o mercado

Outro ponto a ser considerado é o aprendizado mercadológico. Quando você decide montar uma escola de idiomas, por exemplo, precisa saber tudo sobre esse mercado. Entender os anseios de cada aluno, estudar a concorrência, saber a saturação do mercado de sua cidade, entre outros aspectos.

Por isso, conhecer profundamente o mercado te fará identificar com mais clareza as oportunidades e ameaças que o segmento pode trazer, bem como conhecer os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes e os seus também.

Conhecer a cultura local também é importante, inclusive para a adequação da franquia. Afinal, no Brasil, um país onde existe tamanha interculturalidade, os hábitos de consumo variam muito de região para região.

3.     Busque informação com outros franqueados

Conversar com outros empresários que também fazem parte da mesma franquia é um importante passo para obter sucesso com a sua franquia.

Dessa forma, procure conversar com alguém que já atua com a franquia há algum tempo. Busque antes elaborar um questionário com perguntas-chave para o negócio. Extraia dessa entrevista o máximo de informações que conseguir.

Isso ajudará na sua análise. Procure saber o tempo que a empresa demora a ver os primeiros resultados, o retorno financeiro médio do empreendimento, o suporte obtido da franqueadora, entre outros pontos. Quanto mais informações você levantar, mais preparado você estará para encarar esse desafio.

4.     Disciplina para seguir o modelo de negócio

Quando você decide ser um franqueado, precisa entender que necessitará de disciplina para seguir o modelo de negócio.

Uma franquia já tem esse modelo estabelecido e consolidado. Por essa razão, não há porque reinventar a roda. Ela já está inventada, basta apenas seguir o modelo.

Claro que sugestões sempre são bem-vindas, mas querer mudar o que está pronto poderá causar bastante transtorno tanto para você quanto para o franqueador. Então, antes de montar uma franquia tenha isso em mente.

5.     Vontade de servir e de vender

Não é porque você está entrando em um modelo pronto que irá cruzar os braços e esperar os clientes caírem do céu. Por isso, quando se decide virar um empreendedor é preciso entender que todos os dias você deverá acordar com vontade de servir e vender.

É preciso criar constantemente estratégias de vendas, visitar clientes, ouvir a opinião dos clientes que já possui, etc, tudo isso é essencial para o sucesso do negócio. Desse modo, se você está entrando nesse ramo, tenha em mente que é de suma importância ter vontade de servir e vender.

6.     Faça uma avaliação sincera do seu perfil

Fazer uma avaliação sincera do seu perfil poderá ajudar bastante a encontrar um modelo de franquia que mais se aproxime dos seus anseios. Por isso, nesse momento, é importante ser o mais sincero possível consigo mesmo. Responda às seguintes questões:

  • Você se vê trabalhando nisso daqui 10 anos?
  • Você acredita que esse negócio tem perspectiva de crescimento?
  • Você se julga preparado para administrar, vencer, e liderar uma equipe?
  • Você realmente acredita ter um perfil empreendedor?

Essas são apenas algumas questões que citamos como exemplo, mas quanto mais questões forem levantadas nesse ponto, melhor será sua avaliação.

7.     Faça um comparativo entre as franquias

É possível que ao procurar por uma franquia você se depare com duas, três ou até mais que se encaixem no seu perfil.

E nesse momento a dúvida sempre corrói o coração e a mente. Contudo, é importante usar a racionalidade, avaliar qual é o setor mais promissor e levantar o maior número de dados possíveis nessa hora.

Comparar minuciosamente cada um dos modelos de negócio que te agradou é fundamental para que você obtenha sucesso com a franquia escolhida.

8.     Entender que nada funciona sozinho

Outro aspecto que é necessário entender é que nada funciona sozinho. Ou seja, se você deseja montar uma franquia, tem que entender que precisará se dedicar nela, de corpo e alma.

Acreditar que uma franquia servirá apenas para aplicar um capital e mensalmente consultar a rentabilidade do negócio é um verdadeiro equívoco. Por isso, é crucial entender que para uma franquia dar certo o dono deverá trabalhar diariamente no negócio.

9.     Faça um bom planejamento financeiro

Por fim, não poderíamos deixar de falar do planejamento financeiro. Investir em franquias envolve dinheiro, e muitas vezes não é pouco capital.

Em virtude disso, procure fazer um bom planejamento financeiro. Levante minuciosamente quanto será o valor da franquia, os custos mensais, qual o prazo para os custos mensais começarem a ser cobertos pela receita de vendas, entre outros.

Quanto mais minucioso for o planejamento financeiro, menores serão as chances de o dinheiro acabar no meio do projeto. Essa avaliação é importante até mesmo para a sobrevivência da empresa.

São bastante fatores que precisam ser considerados não é mesmo? Mas, analisando com atenção certamente você verá como uma franquia poderá te ajudar a alcançar a liberdade financeira. E a Park Idiomas pode ser esse caminho. Estamos no mercado há mais de 20 anos, nosso método é aprovado por 98% dos alunos e damos total atenção ao franqueado. Se você se identificou com o franchising e quer investir em uma franquia, Fale conosco agora, e se torne um franqueado Park!