O que faz uma franquia ter sucesso?

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Montar uma franquia pode ser uma excelente opção para quem está iniciando no mundo dos negócios. Afinal, é possível contar com todo o suporte da franqueadora, minimizando erros cruciais. Mas há sempre aquela pergunta: O que faz uma franquia ter sucesso?

Essa é uma questão que nem sempre é simples de responder. São vários os fatores que podem determinar o sucesso ou o fracasso de uma franquia. Mas planejando bem antes de iniciar é possível garantir o sucesso do negócio.

Separamos desta maneira, algumas dicas fundamentais para quem está pensando em montar uma franquia e ter sucesso com ela. Confira!

O que faz uma franquia ter sucesso?

Busque uma profunda identificação com o negócio:

O primeiro passo para se obter sucesso como franquia é se identificar tanto com o ramo de atuação quanto com o sistema da franqueadora.

Uma pessoa que acorda todo dia feliz terá uma chance muito maior de ter sucesso. Quer queira, quer não, há uma lei imutável no universo, conhecida como a lei da atração. Podemos, dessa forma, atrair tanto o sucesso quanto o fracasso, dependendo da nossa disposição mental.

Por isso, quando gostamos e acreditamos no nosso negócio, o universo conspira ao nosso favor e as coisas tornam-se mais fáceis. Por isso, ao procurar montar uma franquia, não basta apenas almejar o retorno, é preciso encontrar aquilo que te faz feliz.

Um exemplo, se você tem paixão por educar, por conhecimento, por novas culturas, uma franquia de escola de idiomas pode ser perfeita para você. Todos os dias você se verá descobrindo coisas novas. E isso é fascinante.

Então, se você quer ter sucesso com uma franquia, primeiramente busque uma área que tenha sentido em sua vida. A identificação com o negócio é o primeiro passo para se alcançar o sucesso.

Avalie a vulnerabilidade do setor de maneira macroeconômica

É possível que ao procurar uma identificação com um negócio, encontremos dois ou mais segmentos que sejam capazes de nos satisfazer plenamente.

Para conseguir decidir entre um e outro é importante fazer uma boa análise macroeconômica, avaliando a vulnerabilidade do setor diante de um recesso, ou de uma crise mundial generalizada.

Vamos imaginar o seguinte: uma situação na qual o país está com desemprego alto e a renda das famílias está limitada. Nesse quadro, você irá cortar as despesas com medicamentos e alimentação ou as despesas com roupas e calçados?

Note que existem setores que são mais afetados diante de uma queda da economia. Avaliar isso é fundamental para encontrar um negócio capaz de sobreviver em tempos de crise. Vamos novamente citar o exemplo da franquia de escola de idiomas.

Quando a situação econômica está boa, muitas pessoas procuram aprender uma nova língua para fazer um intercâmbio, ou até mesmo por hobby. Já em uma situação econômica desfavorável as pessoas procuram a escola de idiomas para ter um diferencial no mercado de trabalho e assim driblar o desemprego.

Repare que esse é um setor que independente da crise estará sempre em alta. Além disso, há uma tendência mundial na procura pela língua inglesa. Sendo assim, uma escola de idiomas é muito menos afetada em crise que uma escola de música, por exemplo.

São análises como essas que poderão garantir o sucesso da sua franquia além, é claro, de satisfazer os seus anseios profissionais.

Busque uma marca que dê um bom suporte ao franqueado:

As marcas já consolidadas no mercado possuem um grande diferencial em relação à concorrência. Pois por serem mais conhecidas acabam instantaneamente atraindo mais seguidores e clientes.

Contudo, isso não é necessariamente sinônimo de sucesso. Afinal, o franqueado precisa muito mais do que uma marca. Ele precisa de todo suporte em seu município para obter sucesso em sua jornada.

Por isso, é importante buscar marcas que além de consolidadas, tenham compromisso com o franqueado. Marcas que busquem certa personalização para que o franqueado consiga trabalhar mais à vontade.

Desse modo, é essencial quando se pretende montar uma franquia, fazer uma boa pesquisa de mercado para encontrar uma marca que você tenha uma maior identificação. Isso acabará voltando no que dissemos lá no começo deste artigo: lei da atração.

Ou seja, quando temos uma franquia na qual trabalhamos motivados e felizes, as perspectivas de crescimento são bem maiores. Por essa razão, é primordial buscar uma empresa que ofereça um bom suporte para o seu franqueado.

Perspectivas futuras:

Outro ponto que precisa ser levado consideração no momento de escolher uma franquia é sobre as perspectivas futuras do ramo de atuação.

Sendo assim, é preciso avaliar criteriosamente se determinado segmento possui boas chances de crescimento no decorrer do tempo. Afinal, de nada adianta montar uma franquia que vá bem hoje e daqui a 10 anos não mais.

Por isso, antes de decidir sobre um determinado ramo de atuação faça a seguinte pergunta para si mesmo: como estará esse ramo daqui a 10 anos? Se você conseguir vislumbrar um futuro promissor, esse é um bom indicativo.

Imagine uma pessoa que há dez anos tenha montado uma franquia de vídeo locadoras. Simplesmente ela não se atentou para a questão tecnológica, e todo o investimento na franquia acabou indo por água abaixo.

Procure segmentos com maior lucratividade:

Por fim, é importante buscar segmentos com melhores taxas de lucratividade. Pois um segmento com uma alta saturação de mercado e com margem muito apertada poderá causar mais transtornos do que alegrias para o franqueado.

Nesse sentido, procurar avaliar empresas que já estão consolidadas no mercado e analisar a porcentagem de lucratividade delas pode ajudar no momento da decisão. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença no momento de escolher uma franquia.

Setores menos competitivos, normalmente apresentam um grau de lucratividade maior do que setores onde a concorrência é mais intensa. Avaliar essa questão também ajuda a obter mais lucro e consequentemente sucesso com a franquia.

Montar uma franquia pode ser uma excelente opção de investimento:

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