Acha que já é tarde para aprender um novo idioma?

      ↺ Voltar

Pensa que já é tarde para aprender um idioma? Melhor rever essa ideia…

Você sempre quis aprender um novo idioma, mas não teve a oportunidade de fazer cursos ou intercâmbios quando era criança ou adolescente, e, hoje em dia, acha que já está velho demais para encarar esse desafio?

Se você pensa dessa forma, é melhor rever seus conceitos. Embora o senso comum afirme que a infância seria a melhor época para se aprender outra língua – ao passo que os adultos teriam mais dificuldade para alcançar esse objetivo -, a ciência demonstra que isso está longe de ser uma verdade absoluta.

O fato é que cada fase de nossas vidas nos propicia diferentes habilidades e possibilidades, no que diz respeito ao aprendizado de idiomas. Os bebês e as crianças pequenas, por exemplo, estão em um período de formação das capacidades cognitivas e de socialização e, portanto, têm de fato maior capacidade de absorver repertório, em especial sotaques que marcam determinada língua.

Mas os adultos também apresentam características que podem favorecer o aprendizado de uma nova língua, a começar pelo fato de já estarem alfabetizados, condição que lhes permite ampliar o vocabulário com mais facilidade, que é um fator essencial para a comunicação oral.

Ao contrário das crianças, uma pessoa madura, que está decidida a aprender de verdade, terá menos tendência a dispersar sua atenção durante a aula, pois seu foco é adquirir aquele conhecimento. Além disso, os adultos têm mais facilidade para memorizar novas palavras e regras gramaticais.

Se você ainda está em dúvida, vale a pena conhecer um estudo realizado por pesquisadores israelenses, que comparou as habilidades de crianças e adultos para compreenderem a regra de uma linguagem artificial e depois aplicá-la na construção de novas palavras.

A pesquisa, feita em ambiente de laboratório, constatou que o grupo formado por adultos obteve pontuações melhores que os compostos por crianças de 12 anos e crianças de 8 anos.

É claro que, se o teste abordasse outras características, como a capacidade se se assimilar um sotaque específico, as crianças talvez levassem vantagem. Isto porque, como dissemos acima, cada fase da vida nos oferece oportunidades únicas de aprendizado. Nunca é tarde para se adquirir conhecimentos. Se não foi possível fazer um curso de idiomas na infância, você pode começar agora.

A verdade, de acordo com alguns especialistas, é que cada fase da vida possui suas vantagens e desvantagens em todo processo de aprendizagem quando o assunto é saber qual é a melhor idade para aprender outro idioma.

Na Park Idiomas, você encontrará os melhores e mais completos cursos para todas as idades, com um método exclusivo, que proporciona aos alunos autoconfiança na comunicação da língua aprendida, além de ensinar em um ambiente de descompressão extremamente prazeroso. Isso permite ao estudante aprender até cinco vezes mais rápido, em comparação aos cursos padrões.