Happy New Year!

      ↺ Voltar

7F051DBB-6412-4799-BCA7-1CDD78B7D97E

2018 está chegando ao fim! Hoje, familiares e amigos estarão reunidos por todo o mundo para celebrar os 365 dias que passaram e comemorar a chegada dos próximos 365!
Os ritos de passagem se tornaram tradições em diversas culturas que seguem o calendário gregoriano. Entretanto, existem inúmeras culturas que seguem calendários diversos, ou seja, que calculam a data do Ano Novo de maneiras diferentes. A comemoração realizada no Ocidente é originária de um decreto do imperador romano Júlio César, que fixou o primeiro dia de janeiro como o “dia do Ano Novo”, ainda em 46 a.C. A tradição romana dedicava este dia ao deus Jano (que batiza o mês de “janeiro”), guardião dos portões e dotado de duas faces – uma voltada para frente (“o futuro”) e a outra para trás (“o passado”).
Embora a ordem dos meses no calendário romano vá de janeiro a dezembro desde meados de 700 a.C., foi apenas na história recente que o dia 1º de janeiro voltou a ser o primeiro dia do ano na cultura ocidental. Hoje, em muitos países, como República Checa, Brasil, Espanha, Portugal, Itália e Reino Unido, o dia 1º de janeiro é um feriado nacional.
Com a expansão da cultura ocidental garantida pelos processos de colonização – e mais recentemente, pela globalização – o calendário gregoriano foi adotado por muitos outros países como o calendário oficial, firmando o 1º de janeiro como uma comemoração global do Ano Novo, mesmo em países com tradições distintas, como Israel, China e Irã.
O início de um novo ciclo trás muitas superstições, pequenos rituais realizados para trazerem felicidade, amor, alegria e toda a sorte de coisas boas para o ano que se inicia. Vale tudo: pular sete ondinhas, vestir branco, comer sete sementes de romã ou doze uvas… Enfim, o importante é aproveitar essa data cheia de significados para agradecer pelo ano que passou e planejar que o próximo seja melhor ainda!
Happy New Year!