Como se preparar para abrir uma franquia?

      ↺ Voltar

Mulher de braços cruzados sorrindo

Para aqueles que desejam abrir uma franquia, são necessários muitos preparativos antes de isso acontecer de fato. Uma dessas etapas é a escolha da data de inauguração. É necessário identificar qual é o melhor momento do ano para isso. Aproveitar, por exemplo, uma data comemorativa.

É claro que escolher o melhor momento para abrir uma franquia vai depender de alguns fatores. Por exemplo, se você está pensando em abrir uma franquia na área da educação, início e meio do ano, ou seja, no início dos semestres é a melhor opção.

Como essa é uma escolha importante, veja abaixo algumas dicas que vão ajudá-lo a escolher o melhor momento para abrir a sua franquia. Confira!

Quais são as etapas para abrir uma franquia?

Antes da inauguração

Um momento também conhecido como pré-inauguração. Ele é ideal para fazer uma análise do seu negócio. Abra as portas e convide primeiro familiares e amigos para conhecer o seu negócio. Peça a eles feedbacks: o que acharam do espaço, como foi atendimento, o que acharam que faltou, quais os pontos positivos, entre outros. Essa opinião é muito importante, pois, a partir dela, você terá condições de avaliar o seu empreendimento e fazer as mudanças necessárias antes que as portas estejam abertas para o público em geral.

Se você decidir abrir uma franquia, o momento da pré-inauguração é excelente para investir em treinamentos. Veja também como a franqueadora pode ajudá-lo nos primeiros meses em que o seu negócio estiver aberto. Muitas empresas fecham as portas em menos de 1 ano pela simples falta de planejamento, organização e gestão. Portanto, aproveite esse período para se informar ao máximo sobre a sua franquia.

Abertura

Esse é o momento de fazer uma análise mais profunda, pois como não se trata mais de familiares e de amigos, os feedbacks não serão mais tão frequentes. Além disso, você deve estar preparado para receber feedbacks negativos, com palavras não tão suaves, afinal de contas, está lidando com um público amplo. Ouça com atenção, agradeça e use as informações que podem impulsionar o seu negócio para frente.

Esteja sempre presente no seu empreendimento, pois é justamente nesse primeiro momento que os problemas mais aparecem. Veja como está sendo o atendimento, quais as maiores necessidades dos clientes e a movimentação.

Inauguração

Muita gente acredita que a inauguração do negócio é o primeiro passo a se tomar. Na verdade, a inauguração é uma forma de comemorar que o negócio está um pouco mais maduro, que já fez diversos ajustes e está 100% pronto para receber os clientes. Ainda assim, pode ser necessária alguma ajuda, por isso, esteja sempre em contato com a franqueadora.

Leia também: Por que todo investidor deveria abrir uma escola de idiomas?

O que levar em consideração para escolher quando abrir o negócio?

Atendimento

A sua empresa está preparada para receber muitos clientes? Eles já possuem o treinamento necessário? Os sistemas de pagamento utilizados pela empresa já foram usados e já são conhecidos dos seus funcionários e responsáveis? Pois é, se essas questões ainda não foram resolvidas, melhor esperar mais um pouco.

E, justamente por causa desses problemas, é indicado que o negócio não abra em um dia festivo. Pense bem, abrir logo com um volume grande de clientes na sua loja pode ser complicado. A sua equipe pode não estar preparada para atender a essa grande demanda de pessoas e de vendas. Por isso, uma dica é abrir o negócio antes, cerca de 30 dias antes da data festiva.

Por isso, ao contrário do que muitos falam, que épocas festivas como o Natal é a melhor para abrir um negócio, cuidado. Só faça isso se realmente estiver seguro de que a sua empresa está preparada.

Tenha um plano de negócios

Como já dissemos aqui, muitas empresas fecham com menos de 1 ano por não ter o planejamento adequado ou mesmo não ter qualquer planejamento. Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso ter essas informações em mãos: metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, como renovar o estoque, como contratar bons profissionais e assim por diante.

Um dos benefícios de abrir uma franquia é que esse planejamento já está basicamente pronto. Você só precisará adaptá-lo à realidade da sua cidade e região. Pense no número de habitantes, faça uma enquete por meio de uma página no Facebook ou Google Forms, entenda um pouco mais sobre a sua persona e faça a adaptação necessária.

Abrir uma franquia na área de educação pode ser uma ótima oportunidade para aqueles que já estão realmente prontos para dar esse passo. Não se esqueça de oferecer boas ofertas no momento da inauguração. É uma ótima forma de captar mais alunos e, é claro, manter o bom atendimento para que os seus clientes não corram para a concorrência.

Pensando em abrir uma franquia o quanto antes e aproveitar a oportunidade? Então, fale com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas!