Breakeven médio de franquia de inglês
21/10/2016 ↺ Voltar
Entre as informações que devem ser analisadas pelo empresário antes de finalizar um negócio como uma franquia de inglês, destacam-se:
- Modelo de negócio da franquia;
- Contrato da franquia;
- Taxa de franquia;
- Fundo de publicidade;
- Investimento inicial médio;
- Capital de giro;
- Breakeven;
- Payback.
Entre todos esses conceitos fundamentais para a gestão de uma franquia, o conceito de breakeven está entre os mais importantes.
O que é breakeven?
Breakeven point, traduzido como ponto de equilíbrio, consiste no momento no qual o investidor não precisa mais aportar dinheiro na franquia, pois o negócio já começou a gerar recursos suficientes para cobrir os dispêndios de funcionamento.
Esse conceito é determinante na condução de um negócio, pois representa o momento em que a empresa começa a gerar lucro, sendo um estágio importante para o sucesso do empreendimento.
Como determinar o breakeven de uma franquia de inglês?
Em cada setor, o breakeven médio poderá ser determinado de formas distintas, pois estará relacionado ao modo que cada tipo de negócio é conduzido. Além do setor de atuação, o tamanho inicial do empreendimento também será determinante.
Por exemplo, no caso de uma franquia de inglês, o breakeven médio será determinado por fatores como:
- A capacidade de alunos que a escola de idiomas consegue atender;
- A estrutura inicial montada;
- O investimento realizado para captação de alunos;
- O suporte oferecido pela franqueadora.
É comum que, nesse segmento, o breakeven médio seja alcançado quando a escola de idiomas atinge determinado número de alunos, o que permitirá que ela obtenha um lucro mensal capaz de cobrir todos os dispêndios.
A franquia de inglês da Park Idiomas, por exemplo, possui relatos de investidores que atingiram o breakeven médio em três meses de atuação com a captação de 80 estudantes, em média. Esse número, entretanto, pode ser diferente de acordo com a capacidade da unidade de ensino.
em uma franquia Park Idiomas?