Melhores franquias: compare os modelos com nossa planilha exclusiva

      ↺ Voltar

3 pessoas em frente a uma losa, focados para entender o que está sendo explicado

Você quer empreender? Já pensou, pesquisou e decidiu que quer abrir uma franquia? Mas, agora, não consegue decidir qual a melhor opção? Calma, vamos te ajudar. Se você estiver em busca das melhores franquias para investir, está no lugar certo. Mas, antes, vamos introduzir você no mundo franchising. Vamos nessa?

As franquias no Brasil

A crise de 2008 potencializou a recessão econômica mundial. Os efeitos foram devastadores nos Estados Unidos, Europa e também aqui, no Brasil. Como qualquer crise, houveram diversos efeitos negativos, mas também positivos, que foram os novos investimentos de pessoas que acabaram sendo demitidas de seus empregos, algumas há 10, 20 anos na mesma empresa.

A crise impulsionou o empreendedorismo.

“Brasileiro não desiste nunca”. É isso mesmo. As adversidades do cenário econômico obrigaram profissionais de diversas áreas a se transformarem para sobreviver. Pessoas que antes tinham bons empregos, estáveis, se viram desempregadas, sem renda, em meio à uma crise de grandes proporções.

Com pouca ou nenhuma experiência no empreendedorismo, muitos tiveram dificuldades na abertura e desenvolvimento de novos negócios, enquanto outros preferiram apostar nas franquias, um modelo de negócio que vem crescendo cada vez mais no Brasil.

O que é franquia?

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), franquia é um negócio cujo modelo de operação é copiado e transferido para outro ponto comercial com autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicial.

Basicamente, uma empresa consolidada no mercado, que prepara-se para transferir todo o seu know-how para outro operador, no caso, o franqueado. Assim, a gestão, operação, entre outros processos são “copiados” e replicados em outra unidade, na mesma cidade, por exemplo, ou em qualquer outra.

Os números

Para se ter uma ideia da evolução, só no primeiro trimestre de 2019, o setor de franquias cresceu 7% em relação ao mesmo período de 2018, sendo que o faturamento passou de R$ 38,762 bilhões para R$ 41,464 bilhões.

Em relação a abertura e fechamento de unidades franqueadas no 1º trimestre de 2019, os números revelaram uma variação positiva do saldo total de 2,5%, mais do que o dobro do 1º trimestre do ano anterior.

Além disso, depois de alguns anos de números negativos, cresceu também a presença de franquias em shopping centers. A porcentagem de pontos de venda nestes espaços passou de 21,5% em 2018 para 24,9% em 2019.

Os números são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Vantagens e riscos

Assim como em qualquer modelo de negócio, até as melhores franquias também apresentam vantagens e riscos. As vantagens acabam se sobressaindo em relação aos riscos, mas caso você queira saber com mais detalhes sobre os prós e contras de abrir uma franquia, leia o conteúdo exclusivo que preparamos para você:

Vantagens e riscos de abrir uma franquia em 2020

Bom, agora que você já sabe como se deu o crescimento das franquias no Brasil, também o que é, de fato, uma franquia, os números, vantagens e riscos deste modelo de negócio, você também poderá descobrir quais são as melhores franquias para investir.

Nós sabemos que pesquisar as melhores franquias não é uma tarefa fácil. Por isso, desenvolvemos uma planilha para te ajudar nesta escolha. É muito fácil, rápido e prático. Com informações pré-definidas, basta que você preencha os campos de cada marca para fazer a comparação.

Baixe agora nossa planilha e faça a melhor escolha!