Park Trends: o setor de franquias, a importância do inglês e muito mais

      ↺ Voltar

pessoas sentadas conversando

Chegamos à segunda edição do Park Trends! Neste quadro você, empreendedor, investidor, franqueado, aluno ou interessado ficará sabendo das principais notícias, tendências e novidades relacionadas ao setor de franquias, a importância do inglês e muito mais.

Leia também: Transformação digital nas escolas de idiomas: novas línguas e a tecnologia

Tem muito conteúdo bacana, logo abaixo. Boa leitura!

Franquias empregam 2,05% a mais no primeiro trimestre

Fonte: Jornal do Comércio

Nos últimos quatro anos, o setor de franquias apresentou um crescimento anual médio de 8%, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Apenas no primeiro trimestre de 2019, o crescimento do número de empregos diretos gerados pelo setor foi de 2,5%. A estimativa da ABF é de que cada franquia fomente o surgimento de 23 novas vagas de trabalho, em média.

Os números revelam o crescimento do setor de franquias, que se mostra cada vez mais seguro e lucrativo para os investidores, contribuindo também com o desenvolvimento do país.

Mais de 66 mil pessoas passaram pela ABF Franchising Expo 2019

Fonte: ABF

Entre 26 e 29 de julho, aconteceu em São Paulo (SP), no Expo Center Norte, a 28ª edição da ABF Franchising Expo, que ratificou o evento como a maior feira de franquias do mundo em visitação. O encontro atraiu mais de 66 mil pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer mais de 400 marcas expositoras.

O sucesso da exposição reitera a tendência de crescimento deste modelo de negócio, que vem atraindo cada vez mais investimentos pelas detentoras das marcas e também pelos empreendedores.

O inglês aparece como requisito em todas as profissões do futuro

Fonte: Estadão

95% dos empregadores de países não nativos do idioma consideram o inglês como sendo fundamental para os negócios. No Brasil, o cenário é preocupante: apenas 78% dos gestores de altos cargos têm o domínio necessário da língua inglesa, que pode ser o grande diferencial para o crescimento profissional.

O estudo foi realizado pelo Cambridge English e pela QS Intelligence Unit, que atua com coleta de dados do mercado empregador e de educação. Pensando nisso, listamos abaixo as profissões do futuro. Em todas elas, o inglês será indispensável. Confira:

TI e Tecnologia: a transformação digital tornou a área de TI cada vez mais importante para empresas que pretendem se manter atuais e também expandir. E o inglês é a língua oficial dos softwares e códigos da área, que faz parte de um mercado que não para de crescer.

A fluência na língua inglesa é um requisito essencial para qualquer profissional que queira conquistar uma vaga na área da Tecnologia da Informação. Segundo o Guia de Profissões da Catho, o salário neste segmento pode chegar a até R$ 16 mil por mês. Que tal?

Comunicação: quando falamos em comunicação, abrangemos as áreas de publicidade e propaganda, marketing, relações públicas, audiovisual etc. Todos os anos, novos profissionais recém-formados chegam ao mercado, aumentando a concorrência e consequentemente a exigência dos empregadores.

Cada vez mais, o inglês está se tornando indispensável para os cargos destas áreas, não apenas para quem atua com atendimento ao cliente, mas sim para toda a equipe, tanto na comunicação externa quanto interna.

Administração: o inglês é a língua do mundo dos negócios. Quem deseja abrir um negócio e expandi-lo, precisa ter conhecimento da língua para poder se relacionar com clientes, fornecedores e parceiros. Portanto, o empreendedor que quiser alcançar mercados internacionais precisa ter um bom nível de fluência em inglês.

Turismo e hotelaria: o idioma de comunicação universal é o inglês, quem o domina consegue “se virar” em quase qualquer lugar do mundo. O Brasil é um país que atrai turistas de todo o mundo, não apenas nas belas praias do Nordeste. mas em todas as regiões. Por isso, os profissionais que trabalham com turismo e hotelaria precisam dominar a língua inglesa para se comunicar sem dificuldades com os visitantes.

Engana-se quem pensa que esse mercado está saturado. Ainda há muito espaço para profissionais que dominam o inglês em hotéis e empresas de viagens. Quem estiver preparado, pode ter boas perspectivas hoje, e também no futuro.

Os melhores filmes para aprender inglês

Para aprender inglês, não tem segredo, é preciso praticar para aperfeiçoar cada vez mais a fluência. E, se você puder fazer isso com algo que você gosta, melhor ainda, certo? Confira alguns filmes que podem ajudar:

1. Enrolados (Tangled): animações são sempre boas pedidas. Por serem direcionadas ao público infantil, as falas são simples e ditas com clareza, o cenário ideal para quem está aprendendo inglês.

2. A Rede Social (The Social Network): o filme conta a história da maior rede social de todos os tempos, o Facebook. O longa é ideal para conhecer novas expressões com sotaque norte-americano, com vocabulário simples e alguns termos geeks.

3. O Discurso do Rei (The King’s Speech): neste filme, o público pode acompanhar o Rei George, da Inglaterra, aprender oratória e vencer a gagueira para se comunicar de forma autoritária e tranquila. Enquanto isso, você aprende palavras mais formais e tem dicas de pontuação e respirações. Vale a pena!

É isso! Chegamos ao fim de mais um Park Trends. Hoje você viu números importantes do setor de franquias, a importância do inglês para o seu futuro e ainda algumas dicas de filmes para praticar a língua inglesa. Esperamos que tenha gostado!

Até a próxima!