Por que todo investidor deveria abrir uma escola de idiomas?

      ↺ Voltar

mulher pensativa

Investir no próprio negócio é o desejo de grande parte dos brasileiros. Porém, a maioria esbarra em obstáculos como falta de capital, experiência e conhecimento de mercado. Neste artigo, vamos abordar o segmento de franquia de escola de idiomas e mostrar porque trata-se de uma boa escolha de investimento.

A pesquisa Entrepreneuralism Global Advisor, da Ipsos, mostrou que 43% dos brasileiros pretendem abrir empresa própria nos próximos dois anos, ou seja, até 2020, considerando que o levantamento foi realizado em setembro de 2018.

O estudo entrevistou 18 mil pessoas, em 24 países, e mostrou que o brasileiro está acima da média quanto ao desejo de empreender, sendo que a porcentagem média dos outros países é de 25%, contra 43% do Brasil.

Neste cenário, o setor de franquias vem se destacando. Apenas no primeiro trimestre de 2019, o segmento apresentou crescimento de 7% em relação ao mesmo período de 2018. O faturamento passou de R$ 38,762 bilhões para 41,464 bilhões, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Leia também: Park Idiomas é considerada uma das melhores franquias do Brasil

Porém, quando uma pessoa decide investir em uma franquia, vem a dúvida: em qual segmento investir? Tecnologia? Alimentação? Educação? As possibilidades são inúmeras, porém, a seguir, vamos tentar convencer você de que apostar em uma franquia de escola de idiomas é a melhor opção. Continue com a gente!

Por que investir numa franquia de escola de idiomas?

Quanto maior e mais recorrente for o problema que você se dispõe a resolver, mais clientes você terá, concorda? Então vamos nessa, porque sua futura escola de idiomas pode resolver um gigante problema, e de uma vez por todas, para quem escolher o seu negócio.

De acordo com levantamento feito pela British Council, apenas 5% da população brasileira sabe se comunicar em inglês – destes, apenas 1% apresenta algum grau de fluência. O Brasil é o 41º colocado em um ranking de 70 países, ficando abaixo de Equador, Chile, Peru e México, por exemplo.

A sua escola de idiomas pode resolver um enorme problema.

O inglês é a língua do mundo, principalmente nos negócios. E o Brasil, sendo a 7ª economia do mundo, com a 5ª maior população, vai atrair cada vez mais investidores, multinacionais e empresas globais dispostas a se desenvolver por aqui. Para ter um lugar nestas corporações, é indispensável que o profissional tenha fluência em inglês.

O que piora a situação é a má qualidade da educação pública brasileira. Uma pesquisa realizada pelo British Council e pelo Plano CDE mostrou que, no país, 85% dos alunos frequentam escolas públicas, mas nenhum deles sai do ensino médio sabendo realmente falar inglês.

Este é mais um grande problema que a sua franquia de escola de idiomas pode resolver. Além disso, a médio prazo, dificilmente teremos políticas públicas eficazes para a melhoria da proficiência na língua inglesa, portanto, a responsabilidade de mudar este cenário negativo ficará por conta da iniciativa privada, e você pode fazer parte disso.

Entrevista com Felipe Amaral Alves, Gerente de Operações da rede Park Idiomas

Conversamos com o responsável pelas operações da rede Park Idiomas, Felipe Amaral Alves. Confira a seguir os tópicos que foram destaque em nosso bate-papo:

Qual é o cenário futuro do ensino de idiomas no Brasil?

– Temos um oceano de oportunidades nesse mercado. Estimamos cerca de 6 milhões de brasileiros matriculados em algum curso de idiomas e outros 23 milhões capitalizados e com a intenção de investir em educação e preparação profissional. Na rede Park Idiomas, sentimos o potencial desse mercado o tempo todo.

Pode nos falar sobre o crescimento da rede, em números?

– Passamos de lado na crise econômica que se instaurou no país nos últimos anos, crescendo nos últimos dois anos mais de 30% no volume de matrículas do primeiro trimestre dos anos de 2017 e 2018. Além disso, nos últimos dois anos dobramos o número de unidades franqueadas e nossas escolas cresceram no primeiro quadrimestre do ano mais de 10% em número de alunos.

Como continuar crescendo em um mercado tão competitivo?

– Não tenho dúvidas de que não haverá espaço para escolas “sem bandeira” nesse mercado, ele será dominado pelas redes de franquias por dois motivos: o primeiro é a metodologia de ensino e o segundo é o alto investimento em marketing. Uma metodologia de ensino eficaz é fundamental e é fonte de vantagem competitiva nesse mercado. Os alunos estão cansados de estudar por anos e não se sentirem confiantes para falar o idioma quando precisam.

Por que a Park é diferente?

– Todo mundo quer aprender a falar outro idioma, mas na essência os alunos querem autoconfiança para conversar em inglês (ou em outro idioma), rapidez nesse processo de aprendizado e que esse processo seja também prazeroso. Nas unidades Park, eliminamos o quadro branco, a carteira, a prova, a divisão de cursos em básico, intermediário e avançado e uma série de outros elementos presentes nos cursos tradicionais que minam a autoconfiança do aluno, deixam o aprendizado da fluência mais lento e o processo de ensino extremamente chato.

O que um investidor pode esperar de uma franquia Park, em relação à rentabilidade?

– Um raio-x do setor feito pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, no seu anuário de Melhores Franquias de 2019/2020, demonstra que nos últimos 5 anos a média de lucro esperado sobre o faturamento foi de no mínimo 25% e o prazo de retorno esperado entre 19 e 24 meses.Também comprovamos esses números na nossa rede.

As unidades da Park Idiomas com mais de 2 anos de operação tiveram no primeiro semestre de 2019 uma média de 28,5% de margem de lucro. Na rede Park Idiomas, estamos investindo em unidades menores e de bairro, aumentando a nossa presença em número de escolas e apostando na conveniência para conseguir mais clientes. Consequentemente, o valor e investimento de uma unidade Park é reduzido e o retorno potencializado.

Considerações finais

Se você quer abrir seu próprio negócio e já decidiu investir numa franquia, esperamos que você tenha absorvido as vantagens em se tornar um franqueado Park, a escola de idiomas que mais cresce no Brasil.

Se quiser saber mais, clique aqui.