Trabalho em flow

      ↺ Voltar

14.08

Um dos maiores desafios no mundo corporativo é manter a produtividade em altos níveis e, paralelamente, garantir um ambiente de trabalho livre de estresse para a equipe. No post de hoje, vamos falar sobre um método que pode acabar com esse grande paradigma das empresas modernas: o trabalho em flow!

Se você, assim como os alunos Park, é fera no inglês, já deve saber que esta palavra, em inglês, significa fluxo. Psicólogos e estudiosos do comportamento humano definem “flow” como um estado de imersão nas suas tarefas. Esse estado é atingido quando você se sente no controle de suas habilidades e está disposto a colocar o melhor de si naquilo que está desenvolvendo, sem precisar de grandes sacrifícios ou esforços. Segundo os cientistas, essa sensação acaba aumentando os níveis de concentração, foco e também de bem-estar.

Ah, e os benefícios do flow não se limitam à sua capacidade de realizar tarefas: em tese, quanto mais uma pessoa consegue entrar no flow, maior será sua qualidade de vida! Ou seja, esse “método” capaz de gerar mais produtividade e, de quebra, proporcionar uma vida mais leve e mantendo o stress bem longe do ambiente de trabalho!

Separamos algumas dicas de ouro pra você conseguir chegar no seu estado de flow e, quem sabe, compartilhar essa energia com sua equipe!

  • Definir metas e objetivos: esse é o básico para qualquer tarefa bem-feita, né? Ter clareza sobre aquilo que se faz é o primeiro passo para o estado de flow!
  • Regras de performance claramente estabelecidas: não adianta definir metas e não ter noção alguma de como mensurar seu andamento, não é mesmo?
  • Desafios à altura de nossas habilidades: desafiar sua equipe é muito diferente de cobrá-la além de suas competências. Ofereça tarefas que, além de contemplarem as habilidades da equipe, também a incentive a ir além!
  • Feedback: porque não existe incentivo maior do que saber que seu trabalho foi bem analisado e apreciado!
  • Ambiente que encoraja a concentração: um local de trabalho limpo, organizado e agradável faz toda a diferença no encorajamento do estado de flow!

Curtiu saber um pouco mais sobre o trabalho em flow? Então bora investir nesse método e construir um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo! 😉 Seja um franqueado Park e vem com a gente espalhar o flow no mercado de Educação! \0/